VMF

Área do cliente, acompanhe seus pedidos

//Produtos // Termoelétricas // Condensador de Turbina

 

Sistemas de condensação para turbinas a vapor

empresa

Aplicação: Usinas Termoelétricas e de Cogeração.

A VMF fornece instalações completas de sistemas de condensação para turbinas a vapor, que se constituem, em regra de: Condensador da turbina, sistema de vácuo a grupo de ejetores com condensação (casco e tubos), bombas de condensado, instrumentação, válvulas de controle e acessórios de tubulação.

O objetivo da condensação a vácuo do vapor da descarga da turbina, relaciona-se com o segundo princípio da termodinâmica: para que a energia térmica produza trabalho, é necessário haver um diferencial de temperatura. Lógicamente, produzir-se-á tanto mais trabalho, quanto maior for o diferencial de temperatura. A condensação a vácuo promove uma temperatura baixa de condensação, assim o salto entálpico entre a entrada e a saída da turbina é majorado, com o consequente aumento na transformação de energia térmica em trabalho mecânico.

A temperatura de condensação à pressão atmosférica, é 100°C enquanto que a temperatura de condensação num vácuo de 0,08 bar abs é a 41,5°C.

Este ganho de entalpia, multiplicado pela massa de vapor envolvida no processo termodinâmico, dá conta a dimensão do ganho no trabalho realizado, quando a condensação é a vácuo.

Ilustramos abaixo o ciclo de Rankine para ilustrar o papel do condensador neste ciclo:


grafico demonstrativo

clique nas fotos para ampliá-las