VMF

Área do cliente, acompanhe seus pedidos

//Produtos // Papel & Celulose // Lavador de Gases

 

Sistema de Lavagem de Gases

Lavadores tipo Venturi

A lavagem de gases, através dos lavadores tipo Venturi, se efetua pelo contato intimo das partículas de água pulverizada com gás poluído.
As partículas contaminantes são removidas através do impacto do jato de água a alta velocidade.

Os gases tóxicos e odores são eliminados por absorção ou reação química entre o gás e o liquido de lavagem. A energia cinética do liquido promove a tiragem dos gases podendo-se atingir depressões de até 360 mm Ca. Nos casos em que se necessite de maior tiragem ou não se tenha pressão do líquido de lavagem, adequada, usa-se um exaustor para completar o diferencial de pressão requirido a descarga do gás lavado é feita através de uma caixa separadora, liquido-gás que libera para a atmosfera, o ar despoluído.

A eficiência de remoção das partículas é função do seu tamanho.


PROJETO

Com o fornecimento dos equipamentos, a VMF inclui o projeto global do sistema de lavagem a memorial de caracterização do projeto de controle de poluição a ser apresentado aos organizadores oficiais competentes, designadamente CETESB.

INSTALAÇÃO

A instalação dos sistemas é simples e compacta. Nos casos em que a presença de partículas, a água drenada da caixa de separação é enviada a um decantador e posteriormente recirculada.

VANTAGENS

Os lavadores de gases, tem inúmeras vantagens, em relação a outros equipamentos convencionais , para o tratamentos de efluentes gasosos , designamente:

Coletores de partículas: Ciclones e precipitadores eletrostático. Não fazem absorção e remoção de odores.

Filtros: são incompatíveis com fluxos úmidos e teem o funcionamento afetado por corrosão. Por sua vez os tipo Venturi são bastante eficientes na remoção de gases poluentes, partículas, odores, fumaças e pós existentes nos efluentes gasosos gerados nas unidades fabris, sendo o tipo de equipamento recomendado pela CETESB.


MATERIAIS

De acordo com a aplicação e condições de operação os lavadores são executados no material mais adequado: aço carbono, aço inox, PVC, FRP.

• Liquido de lavagem

• Entrada de gás
O gás contaminado é aspirado para dentro do lavador pelo "SPRAY" de alta velocidade.

• Bico "SPRAY"
Transforma o liquido num spray de alta velocidade atomizado para o Maximo contato com os gases e impacto sobre as partículas. A energia de spray succiona o gás para dentro do lavador.

• Venturi
O máximo contato gás liquido ocorre aqui. Os vapores são condensados e os gases poluídos são absorvidos, devido ao contato com as partículas de liquido.

• Separador
Os gases não condensáveis separam-se da água misturada com as partículas e condensáveis, limpos e descontaminados.

• Saída do gás limpo.

• Drenagem do liquido.

clique nas fotos para ampliá-las