|
Dessuperaquecedores
Os dessuperaquecedores têm a finalidade de dessuperaquecer vapores, com a injeção no seio do fluxo do vapor num líquido refrigerante, em geral a mesma substância, que no contato íntimo acaba evaporando, roubando calor sensível à massa a dessuperaquecer.
A VMF possui vários tipos destes equipamentos que abaixo designamos:
- Por otimização do líquido refrigerante:
¤ Atomização Mecânica: Quando dispõe de um diferencial de pressão entre fluxo de refrigeração e fluxo de vapor pelo menos de 5 kg/cm² ¤ Atomização Assistida: Nos casos em que dispomos de uma frente de vapor para pulverização a pressão 1,4 vezes superior à da corrente superaquecida. ¤ Autoatomização: Dessuperaquecedor, que através de um venturi promove a autoatomização do líquido refrigerante à custa de parte do próprio fluxo superaquecido de vapor. Esta operação resulta quando não se possui outro método de pulverização, estando as duas correntes, a dessuperaquecer e líquido de resfriamento a mesma pressão.
- Por superfície de absorção:
Dessuperaquecedor consistindo em um vaso com recheio de anéis de absorção tem vantagens em relação aos de atomização: ¤ Alcança a saturação. Os aparelhos de atomização deixam um residual de superaquecimento alcançando, tanto mais distante deve ficar o controle que pode chegar a 9,5m do equipamento.
Tópicos sobre este tema
- Catálogo de produtos - Tecnologia - Fabricação - Contato |
|