Sobre os lavadores de gases
A lavagem de gases, através dos lavadores tipo Venturi, se efetua pelo contato intimo das partículas de água pulverizada com gás poluído. As partículas contaminantes são removidas através do impacto do jato de água a alta velocidade. Os gases tóxicos e odores são eliminados por absorção ou reação química entre o gás e o liquido de lavagem. A energia cinética do liquido promove a tiragem dos gases podendo-se atingir depressões de até 360 mm CA.
Nos casos em que se necessite de maior tiragem ou não se tenha pressão do líquido de lavagem, adequada, usa-se um exaustor para completar o diferencial de pressão requirido. A descarga do gás lavado é feita através de uma caixa separadora, liquido-gás que libera para a atmosfera, o ar despoluído.
Os lavadores de gases, tem inúmeras vantagens em relação a outros equipamentos convencionais para o tratamentos de efluentes gasosos, designadamente:
• Coletores de partículas: Ciclones e precipitadores eletrostático. Não fazem absorção e remoção de odores.
• Filtros: são incompatíveis com fluxos úmidos e tem o funcionamento afetado por corrosão. Por sua vez os tipo Venturi são bastante eficientes na remoção de gases poluentes, partículas, odores, fumaças e pós existentes nos efluentes gasosos gerados nas unidades fabris, sendo o tipo de equipamento recomendado pela CETESB.
Normas
Todos os equipamentos classificados como vasos de pressão são projetados segundo as seguintes normas:
– ASME VIII Div 1 e 2;
– EN-13445;
– PD:5500;
– NR-13
Para o mercado europeu, fornecemos nossos equipamentos com a marcação CE.
Aplicações
Solicite um orçamento agora
(19) 3113-0100
Ligue agora, estamos prontos para te atender.