Edutores

Sobre os Edutores

Edutor é um tipo de ejetor que funciona como uma bomba de fluído tipo jato ou ainda “bomba venturi” formado por um expansor, uma câmara de aspiração e um difusor. A utilização de edutores é maneira mais eficiente de se bombear ou mover muitos tipos de líquidos e gases nas indústrias petroquímica, de processo e de energia. Eles podem ser usados em uma ampla variedade de recipientes abertos ou tanques fechados, trabalhando em praticamente qualquer lugar onde haja uma necessidade de se bombear líquidos e sólidos de maneira mais eficiente.

Tipos e aplicações:

• Ejetores a jato de água:

Os edutores a jato de água utilizam a energia cinética de um líquido (motriz) para causar o fluxo de outro (sucção). Estes edutores consistem em um bico convergente, um corpo e um difusor.

No bico convergente (entrada), a pressão do líquido motriz é convertida em energia cinética. O fluxo de líquido de alta velocidade então arrasta o líquido de sucção, que tem menor pressão. A mistura completa do motriz e da sucção é realizada na seção do corpo e do difusor. A mistura de líquidos é então convertida de volta para uma pressão intermédia depois de passar através do difusor.

• Edutores para bombeamento de líquidos:

Edutores iguais aos de jato de água onde o bombeamento pode ocorrer entre qualquer tipo de líquido que seja motriz, ou seja, que tenha pressão a ser convertida em energia cinética e que possa assim succionar e bombear outro líquido de menor pressão. Isso é extremamente benéfico em áreas onde uma bomba elétrica pode apresentar um risco de explosão, ou onde as linhas elétricas podem não estar disponíveis, como por exemplo drenar um cárter. Outras aplicações incluem succionar um líquido ácido ou básico para uma corrente de água de modo a diluir esse ácido ou essa base. Estes edutortes ainda podem ser usados para aumentar o NPSH (Net Positive Suction Head) de outra bomba presente no processo.

• Edutores para bombeamento de gases:

Neste caso, o líquido é novamente utilizado como força motriz. Uma aplicação típica é a aeração de um líquido para reduzir a DBO (Demanda Básica de Oxigénio) do fluido. Outros incluem vapores de exaustão ou gases de uma sala, evacuando um recipiente, esfregando fumaça de um gás, ou criando vácuos. Além disso, se houver a necessidade de injetar ar, ozônio, cloro ou outros gases em um líquido de processo, este tipo de edutor irá realizar essa função de forma eficiente e eficaz.

• Edutores para tanques:

São edutores projetados para serem aplicados em tanques e reservatórios. Este tipo de edutor opera com base no princípio da dinâmica de fluxo onde o fluido pressurizado é acelerado através do bocal para se tornar uma corrente de alta velocidade que arrasta o conteúdo do tanque e por fim misturando intimamente com eles. Este fluxo combinado sai do edutor a uma velocidade elevada criando um campo de fluxo capaz de provocar agitação adicional e misturar o conteúdo do tanque.

• Edutores para bombeamento e aquecimento de líquidos:

Neste edutor usa-se o vapor como a força motriz para bombear um líquido o que acaba também por ser aquecido, ocorrendo assim troca de calor.

Por exemplo, ao extrair água de uma lagoa, existe a necessidade de aquecer aquela água à medida que ela é fornecida a um processo. Este tipo de edutor acaba por executar as funções. Outras aplicações incluem fluidos de processo de aquecimento em linha, pastas de cozimento em linha e caixas de reator de aquecimento.

Normas

Todos os equipamentos classificados como vasos de pressão são projetados segundo as seguintes normas:

– ASME VIII Div 1 e 2;
– EN-13445;
– PD:5500;
– NR-13

Para o mercado europeu, fornecemos nossos equipamentos com a marcação CE.

Aplicações

Solicite um orçamento agora

(19) 3113-0100

Ligue agora, estamos prontos para te atender.

Galeria de Fotos

Fechar Menu